A Rapadura é obtida a partir da o suco de cana de açúcar cozido em altas temperaturas; obtém-se um melaço viscoso que é então vertido em pequenos moldes (geralmente rectangulares) em que é deixado a secar. O resultado é sacarose sólida e grânulos de frutose, contendo também cálcio, ferro, fósforo e ácido ascórbico. Em outras palavras, é açúcar de cana não refinado (que, portanto, preserva todas as substâncias originais), como açúcar mascavo.
Produto típico dos países latino-americanos, onde é usado como alimento e como adoçante, possui tambem propriedades terapêuticas (tratamentos de pele, infecções ou resfriados). No Brasil e particularmente na Paraíba, é possível visitar os engenhos, ou fábricas, geralmente a condução familiare, para assistir ao processo de produção e degusta-la.
A rapadura pode ser enriquecida com ingredientes adicionais, como coco, anarcado ou amendoim. Também é ideal para diabéticos e para pessoas com dieta. Na verdade, tem um índice glicêmico de 30% menor do que a glicose pura, é no entanto um alimento calórico, mas é "mais leve" do que o açúcar refinado ( valor calorico cerca de 350-360 kcal por 100 gramas).
Comments